História da Paróquia

A história de nossa Paróquia é marcada por grandes lutas, desde a criação dela até o apoio dado à população mais carente que tanto sofria com as perseguições políticas.



Tudo começou em 1938...a Cidade de Campina Grande era destaque mundial na produção e comercialização de algodão. O bairro de Bodocongó, portanto, era considerado um grande pólo têxtil, uma vez que agregava três fábricas nessa área de produção, uma delas era a S.A. Indústria Têxtil, pertencente à Família Veloso.

A Família Veloso teve uma grande contribuição na construção da nossa Igreja Matriz. Pois muitos de seus familiares e funcionários sentiam a necessidade de participar de Celebrações Eucarísticas. Na tentativa de suprir essa necessidade, a Família construiu uma Igreja e a batizou por Santa Rita de Cássia. Eles também eram responsáveis pela organização da Igreja e, se encarregavam de ir até a cidade de Lagoa Seca para buscar os Padres Franciscanos, que realizariam as celebrações na Igreja.

Mais tarde, precisamente em 1952, os Padres Redentoristas chegam a nossa cidade trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Logo em seguida, os Redentoristas assumiram algumas das principais atividades da Igreja. A partir daí, a então Igreja Santa Rita de Cássia passa a ser chamada Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em 24 junho de 1952.
Em 1956, surgiu a novena de N.S. do Perpétuo Socorro realizadas nas segundas e terças-feiras. A princípio, as novenas não tiveram uma grande adesão pela população, mas anos mais tarde, a Igreja acabou ficando pequena para a grande quantidade de pessoas que vinham das cidades vizinhas e até de outros estados. A solução era uma reforma na Igreja e, graças às campanhas e às doações realizadas foi possível melhorar a estrutura da Igreja Matriz e, então, atender à grande quantidade de fiéis que se faziam presentes nas doze novenas realizadas em um só dia. Hoje, esse número de celebrações diminuiu, mas os fiéis continuam lotando a nossa Igreja todas as terças-feiras.

Nos anos 60, surge a Escola Primária Santa Rita de Cássia ao lado da Igreja, considerada uma das melhores escolas da região. A partir de 1990, a escola se desvincula da Paróquia, sendo assumida pela Prefeitura, no entanto, ainda no prédio pertencente à Paróquia de Bodocongó.
A história da Paróquia de Nossa Senhora do perpétuo Socorro, também, está marcada por sua participação em grandes movimentos ocorridos ao redor da nossa comunidade. A Paróquia juntamente com a Comissão de Justiça e Paz da Diocese apoiaram o povo durante a ocupação do terreno ocorrido no Pedregal e em outras localidades onde houve muita resistência e confronto entre os moradores e o poder público. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também sofreu atentados, na década de 80, pelo chamado grupo da "Mão Branca", grupo que tinha por finalidade exterminar os comunistas. A Igreja N.S.do Perpétuo Socorro e a Diocese de Campina Grande fizeram uma representação pública contra essa onda de violência que vinha ocorrendo, no entanto, o Convento Redentorista, a Casa Paroquial de Bodocongó e da Catedral foram ameaçados.
A Paróquia, também, passou por grandes transformações. Com o decorrer do tempo e com a chegada das Santas Missões que animavam as comunidades, surgiram grupos de Catequese, Crisma, Batismo, Liturgia, Pastorais etc., que engrandeceram ainda mais o trabalho de evangelização da Igreja.



Priscila Soares/Telma Malheiros

Nenhum comentário: